Como criar portal de clientes no WordPress

Post atualizado em 14/10/2016 as 23:21

Olá pessoal,

Vou mostrar uma forma gratuita de criar um portal de clientes usando o WordPress. Confira o video

Para isso você precisará dos seguintes plugins:

plugins-instalados

O que precisamos fazer:

  1. Criar a regra de acesso do usuário cliente: No menu usuário acesse rolesdefinir-regras-acesso Você pode clonar a role assinantes e criar a sua regra de acesso clientes. É possível definir cada um dos tipos de acesso dentro do site, mas para o nosso caso basta o mesmo acesso de um assinante.clone-assinantes
  2. Configurar a regra de acesso dos novos usuários do site: para melhor automatização, seus novos usuários já devem ser criados dentro da nova regra de acesso.definir-novos-cadastros
  3. Criar página com conteúdo exclusivo para a regra de acesso: o plugin Members permite a você bloquear uma página ou post para visualização apenas por uma determinada regra de acesso.permissao-pagina
  4. Configurar o redirecionamento: para que seu cliente seja direcionado para uma página específica após o login, você deve configurar o redirecionamento conforme indicado nas figuras.configurar-redirecionamentoA url de redirecionamento deve pertencer ao mesmo domínio.
    redirecionamento-regra
  5. Testar: efetue o teste tentando acessar a página como um visitante qualquer. Seu conteúdo deverá estar bloqueado. Após isso faça o login e tente acessar a página novamente. conteudo-protegido

Nota

  • Em caso de página exclusiva para cada um dos usuários você deve criar estas páginas com a permissão de acesso aos clientes e configurar uma url dinâmica para o redirecionamento do usuário.
  • Caso deseje que seu usuário não acesse o backend do WordPress altere para sim a opção mostrada abaixo

preferencias

13 pensamentos em “Como criar portal de clientes no WordPress”

  1. Bom dia Amigo!
    Bem, já faz um tempo após sua publicação, e nem sei se vc ainda esta respondendo á isto, mas mesmo assim vou tentar… estou fazendo um site em wordpress onde quero disponibilizar uma pagina para cada cliente, seguindo passo-a-passo suas orientações, não funciona! Não sei aonde é que pode estar o erro.
    Gostaria muito de obter sua ajuda.

    1. Saudações Alexandre,

      Obrigado pelo comentário. Há muito tempo não faço esse tipo de trabalho mas podemos conversar uma noite no Skype para enterdermos o que está acontecendo.

      Meu skype é carvalho.jvitor

      Agradeço o contato

  2. Então JVitor… Eu acabei me enrolando um pouco com várias páginas abertas e me esqueci de mudar o “Page Attribute” da página em branco para Client-Portal! rsrsrs… por isso que não estava dando certo… erros de principiante né!!! Mas no fim das contas o template acabou interfirindo nos shortcodes…

    Enquanto eu mantenho o “Page Attribute” com um layout do próprio tema os shortcodes funcionam mas ai a página privada não aparece…
    Se eu mudo o “Page Attribute” da pagina privada para o layout que permita o acesso (Client-Portal) ela funciona, mas ai os shortcodes para de funcionar e se transformam em texto!
    Não sei se você teve este tipo de problema então se não for abusar da sua boa vontade e puder me ajudar com isso desde já te agradeço! Obrigado pelo retorno!

    1. Saudações Alexandre,

      Com certeza este erro terá a ver com a versão do WordPress.

      Sugiro pegar o template de pagina do teu site e a partir dele inserir a parte de codigos do template de pagina client-portal

      Com isso deve resolver.

      Abx

      1. Era exatamente isso que eu estava tentando fazer JVitor… só que eu não estou conseguindo, dá erros! O template que eu acho que deve ser manipulado é o page.php? veja o código… é o mais parceido com o ClientPortal:

        1. Humm não consigo postar o código da página aqui pra vc ver… seu form não permite inserção de cód ?
          Mas de qualquer forma continuo com dificuldades para manipular o código…

  3. Olá jvitor, beleza? Estou com dúvidas de onde eu lanço os arquivos (client-portal.php e content-restrito.php), sem eles quando vou criar o usuario, nao aparece a prioridade de Cliente, poxa aguardo um breve contato, no demais, parabéns por esse tópico explicativo, vlw msm, abraçao…

  4. De novo mais uma duvida, quando eu crio uma pagina em privado e faço o login com o roler ele vai pra pagina, mas com esse texto de erro enorme no lugar do conteudo: “Theme shared on W P L OC K ER .CO M – 404” e quando eu crio a pagina com senha roda normalmente, me ajuda por favor… Abraço… vlwwwwww

  5. e quando eu entro com o login administrador a pagina privada q da essa msg enorme roda normalmente, onde esta o errooooooo???? vlwwwwwww

    1. Roger, eu não tenho como checar o erro para você. Pode me adicionar no skype e conversamos a respeito: carvalho.jvitor

      Abx

  6. Oi Vitor, eu fiz tudo como vc disse, e acontece que tá redirecionando certinho e etc, mas tem um problema só, que ainda nao consegui resolver. A pagina ‘content-restrito’ tá tirando toda a formatação do meu template, inves de aparecer a galeria do cliente com as imagens, os textos fomatados q coloquei na pg dele, tudo fica sem formatação e a galeria entra o shortcode escrito… Consegui explicar direito? Tipo, a pagina ta perdendo toda a formatação e shortcode ativo. Funciona se eu acessar normal, mas usando o redirecionamento nao. Tentei colocar os codigos da page.php abaixo das chamadas de identificação de usuario da content-restrito, e mesmo assim nao funcionou… tem alguma dica? Valeu.

    1. Opa. Eu acabei de ver que esse método não supre minha necessidade, a não ser que tenha outra forma de fazer, pq tipo, a pessoa loga, vai pra portal e tudo mais, só q se vc digitar na url: /username2/ entra na pagina de outra pessoa, é só ela saber o username… eu queria algo diferente. tipo uma ‘role’ que fale: a pessoa do username ‘1’ só pode ver a pagina ‘1’ e suas ‘filhas’, nada mais, se digitar a url com username de outro, daria erro de permissão. Mas nas ‘roles’ só tem ‘read_private_pages’ então a pessoa logada pode ver todas as paginas privadas… não é mto seguro. Se tiver um método mais seguro, tipo, criar uma ‘role’ que faça a pessoa ver só a pagina dela, seria legal, valeu, abç.

  7. Boa tarde!
    Vitor

    Emfim consegui terminar meu site porem também queria colocar um area para cada cliente que tenho aonde ele precisa de login e senha para ter acesso.

    Fico no aguardo.
    Grato. Diego

Os comentarios estão fechados.