Contact Form 7 + Really Simple Captcha – Guia Completo

Olá pessoal,

Quem já leu outras postagens aqui sabe que não sou de me estender muito nos posts. Este será particularmente diferente pois me estendi durante mais de um ano para conseguir resolver efetivamente o problema.

Analisaremos pontos cruciais para o funcionamento do Contact Form 7 juntamente com o Really Simple Captcha , além de algumas dicas. Use a lista abaixo para ir direto ao ponto.

  1. Porque acontece o problema
  2. Escolha da Hospedagem
  3. Configuração do e-mail
  4. Configuração do plugin
  5. Outras situações
  6. Dicas

1- Porque acontece o problema?

O Contact Form 7 é um plugin do WordPress famoso por sua versatilidade e por sua interface simplificada. É o plugin mais recomendado para quem precisa simplesmente colocar um formulário de contato em seu site.

Formulários de contato são ótimos para o usuário entrar em contato com o proprietário do site, mas também são uma porta fácil para spam. Se o teu público é de 30 visitantes ou 30 milhões de visitantes, acredite, irá acontecer. Filtrar este spam é muito importante para otimizar o seu tempo e o de seu cliente.

Para quem opta por não gastar dinheiro com uma ferramenta de proteção antispam, uma solução simples e eficaz é o plugin Really Simple Captcha , que cria um campo CAPTCHA dentro do painel do Contact Form.

Usando este campo captcha, o teu formulário só é enviado sob a confirmação do texto da imagem.

Se tudo já funcionou simplesmente instalando os plugins, você faz parte de uma minoria privilegiada. Se não, entenda o problema.

O wordpress utiliza a função mail() do php por padrão, porém, a maioria dos provedores desabilita essa função por razões de segurança para evitar o spam.

Além disso, a combinação do Contact Form 7 3.2 com o Really Simple Captcha 1.5 é perigosamente instável.

Para quem usa o WordPress 3.3.1 ou superior a sugestão é a utilização da versão 3.1.x do plugin Contact Form 7 + Really Simple Captcha 1.4, que disponbilizei aqui .

2 – Escolha da hospedagem

O WordPress funciona sobre a plataforma PHP + MySQL , portanto, funcionará melhor em servidores Linux.

Servidores Windows precisarão de configurações extras (famosa gambiarra) para funcionar por exemplo a extrutura de permalinks e, pelo que pude experimentar, um problema eterno em relação ao Contact Form 7.

Portanto, se tiver a opção de escolher uma hospedagem Linux, terá um melhor rendimento para o WordPress. Se não sabe de quem contratar, posso hospedar o seu site, basta entrar em contato.

3 – Configuração do e-mail

Este passo é muito importante para que seu formulário de contato funcione perfeitamente. Para isso, sugiro que tenha 2 contas de e-mail em seu domínio: uma para você e uma para o wordpress.

Há uma grande chance de o servidor não autorizar o envio da mensagem quando esta parte de um domínio diferente de onde o site wordpress está hospedado, por isso o ideal e o e-mail partir do seu dominio com destino a seu dominio.

Na imagem abaixo podem ver essa configuracao.

É muito importante tambem a configuração dos cabecalhos adicionais como no exemplo acima para a validação. Com este cabeçalho ainda responderá diretamente a quem te enviou a mensagem.

4 – Configuração do plugin

Como disse anteriormente, a versão mais estável do Contact Form 7 é a 3.1.4 , clique para baixar .

Observe com atenção os campos inseridos no formulário para ver se estão devidamente cadastrados no e-mail que receberá.

5 – Outras situações

Caso ainda não dê certo o seu envio de e-mails, sugiro que leia também os artigos abaixo.

6 – Dicas

Aproveito para deixar algumas dicas úteis para melhorar teu site wordpress

Posicionar a caixa de mensagens do Contact Form 7

Decida onde aparecerá a confirmação ou erro do e-mail inserindo a tag [response]  no teu formulário

Redirecionar para outra página após envio da mensagem (inglês)

Artigo original do site Contact Form 7

Texto dinâmico no Contact Form 7 (inglês)

Envie a seu e-mail também a url de onde veio o contato e outras coisas mais. Veja diretamente do diretório de plugins do WordPress.

Esconder erros do tipo warning() no teu site

Veja meu post sobre isso

Dicas de ouro sobre WordPress

Veja mais em meu blog

Espero que tenha ajudado. Espero comentários para podermos conversar mais sobre WordPress.

Abx