Novo layout do blog No Preach

Olá pessoal,

Geralmente mostro meu portfólio de uma forma mais superficial pois o objetivo é mostrar o resultado mais do que o processo. Desta vez darei enfoque no processo de forma a demonstrar os diversos aspectos que devem ser levados em consideração na execução de um projeto web.

O blog No Preach existe desde 2008 e fala sobre Moda, lifestyle e design. Criado e administrado pela designer e gestora de moda Bárbara Urias. Fotografias de qualidade, looks elegantes, tutoriais criativos de personalizações, dicas de viagens, além da beleza e simpatia da blogueira consolidaram seu espaço dentre as formadoras de opinião no segmento.

O blog surgiu na plataforma Blogger e teve mudanças em seu layout com o passar dos anos e o objetivo da blogueira foi no aniversário de 5 anos do No Preach lançar um layout moderno e que acompanhasse o amadurecimento de suas leitoras.

Eu já conhecia e acompanhava o No Preach antes do surgimento do projeto e com isso percebia algum engessamento do layout por conta da plataforma. Nosso primeiro passo foi conversar sobre as limitações e benefícios das plataformas de publicação Blogger e WordPress e possíveis impactos de uma migração de plataforma.

Definição da plataforma

Após pesarmos os prós e contras da migração entre plataformas optamos pelo WordPress principalmente por:

  • Liberdade na criação de layout
  • Facilidade de implementação de funcionalidade usando plugins
  • Maior controle sobre o conteúdo postado
  • Melhor arquitetura da informação
  • Melhor SEO
  • Controle sobre todo o site

O novo layout

O tempo e as experiências amadurecem as pessoas, novas tecnologias surgem, assim como novas curiosidades. O site precisa acompanhar isso e corresponder a personalidade da blogueira. Usabilidade, categorização do conteúdo, compartilhamento com mídias sociais e design responsivo foram as idéias que nortearam o projeto.

A participação da Bárbara Urias desde a conceituação, sugestões, testes, acompanhamento e feedback garantiu a qualidade final do trabalho.

A transição

Paralelo as definições do layout foram criadas as rotinas de backup, o plano de transição e a plataforma de testes para reorganizar o conteúdo de acordo com os conceitos do WordPress.

É muito importante durante a transição de um site:

  • BACKUP do banco de dados
  • BACKUP dos arquivos do site
  • BACKUP das configurações e senhas
  • Ressaltei tanto o backup porque é realmente a parte mais importante da transição. Isso é o que vai garantir que na pior das hipóteses você deixará o site como está.
  • Domínio de testes: preferencialmente em sua máquina local para que não perca tempo com uploads e o carregamento da página seja mais rápido
  • Cronograma: A principal data do seu cronograma é o deadline do projeto, portanto, comece definindo esta data. Considere o prazo real até 2 dias antes da data de lançamento do site, para propagar o DNS e apontar para o novo servidor. Eu particularmente incluo no cronograma em média 1 mês de testes com o site em um domínio provisório, oculto dos mecanismos de busca.
  • Definições sobre o site: arquitetura da informação, serviços que o site presta, funcionalidades de que o site dispõe e incluirá. Essa etapa é muito importante e norteará a escolha dos plugins do site.

Usabilidade

Proporcionar uma experiência agradável em todos os dispositivos e oferecer opções práticas para navegação foram nossos principais objetivos.

home-nopreach

Resultado

O resultado foi o site publicado na data prevista e sem maiores contratempos. O layout sobrio prioriza aos leitores uma boa leitura e uma boa organização da informação.

Veja abaixo a opinião da Barbara Urias sobre o trabalho:

” O objetivo de projetar um novo layout ao blog No Preach foi o de melhorar os aspectos visuais que interferiam na comunicação com o leitor, deixar a aparência mais agradável, proporcionar melhor navegação, além de facilitar o processo de postagem e SEO, tudo isso, respeitando a identidade e o conceito originais do blog.

Todo o processo de mudança foi pensado nos mínimos detalhes para que atendesse às necessidades dos usuários da melhor maneira possível. Fiquei muito satisfeita com o resultado e esta transformação trouxe vários benefícios ao site, que cresceu muito desde a estréia do novo layout. ”

Deixem comentários sobre suas experiências com web e não deixem de visitar o No Preach!

Paz

 

1 pensamento em “Novo layout do blog No Preach”

Os comentarios estão fechados.